sexta-feira, 10 de maio de 2019

Existe uma forma modelo de fazer o chamado?

Duas respostas:

1. Sobre o processo de chamado, ali, no dia da assembleia, já está bastante explicado na pergunta "Como vocês escolhem seus pastores?". Mas vamos supor que sua curiosidade seja a forma como se fará a votação.

      A votação poderá ser definida pela assembleia, sem maiores problemas. Há estes modelos que conheço:

  • Votação aberta (todo mundo levanta a mão e alguém conta);
  • Votação aberta um a um (a pessoa declara seu voto e depois o próximo...)
  • Votação secreta;
      Há ainda o caso da congregação enviar o "Chamado em branco" para a Diretoria Nacional da IELB, que junto com o seminário (em casos de Formandos de Teologia, por exemplo) poderá escolher e enviar um pastor à congregação.
Neste caso a Congregação decidiu transferir seu direito de chamar para a Administração Central da Igreja.
      Se formos olhar o decorrer da história, sempre houve diversas formas de se escolher um pastor local. Desde que seja feito com ordem e decência, humilhando-se debaixo da vontade de Deus, com oração e confiança, o modelo da votação é o que menos importará.
      Veja que o Apóstolo para substituir Judas (o traidor) foi escolhido assim:
  • Estavam presentes mais de 100 seguidores de Jesus (At 1.15)
  • Os apóstolos indicam que precisam escolher um para completar o grupo de 12 (At 1.21-22)
  • Devia ser alguém que acompanhou os apóstolos no tempo que Jesus esteve na terra por todo seu ministério (At 1;21-22)
  • Do grupo de mais de 100 discípulos, 2 se enquadram nos critérios propostos (Posso escolher características desejáveis ao pastor chamado?).
  • Submeteram ambos os nomes à oração, para que Deus procedesse à escolha (At 1.24-25)
  • Sortearam o nome do eleito (At 1.26)
      Houve períodos em que uma cátedra indicava diversos um nome, que era apresentado à congregação. Na congregação trabalhava por um período e era avaliado, podendo ser aceito pela congregação ou não.
      Mas o critério precisa ser objetivo e não subjetivo. Não é se "eu me dou bem com o pastor"... "Eu não gosto dele". E sim: é fiel na pregação da Palavra e na administração dos Sacramentos? Trabalha com afinco e amor pela Palavra?
      Porque tem gente que não vai gostar do pastor, quando este tiver que repreender ao irmão em pecado, com o objetivo de salvar ao irmão...


2. Mas pode ser que a dúvida seja sobre o próprio documento do Chamado que será enviado ao pastor.

      O Chamado pode ser feito de diversas formas, mas basicamente está tudo aqui, neste modelo oferecido pela IELB.


CHAMADO

            Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  Amém.

CHAMADO PARA PASTOR ÚNICO DA CONGREGAÇÃO:
A Congregação Evangélica Luterana ......................................................... de ............................................................ resolveu, em Assembleia Geral no dia ......... de .......................... de ..............., entregar o presente CHAMADO REGULAR ao Rev. ....................................................................... para ser o seu pastor e guia espiritual.

CHAMADO PARA PASTOR COORDENADOR:
Quando o chamado for para que o pastor seja o coordenador do trabalho dos demais pastores, incluir ao final: “atuando como pastor coordenador.”

CHAMADO PARA PASTOR ASSISTENTE:
Quando o chamado for para que o pastor seja assistente, atuando sob a coordenação de outro pastor, incluir ao final: “atuando sob a coordenação do Rev. ................................................................”

CHAMADO FOR TEMPO DETERMINADO
Em qualquer uma das situações acima, quando o chamado for por tempo determinado, incluir no final: “pelo prazo de ........ anos, até ........................................................................”

Mediante este chamado, feito dentro das normas da Palavra de Deus, a Congregação requer de seu pastor que:

1) Ensine e pregue, tanto em público como em particular, a Palavra de Deus na sua originalidade e pureza, de acordo com as Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento, e de acordo com as Confissões da Igreja Evangélica Luterana, contidas no Livro de Concórdia de 1580, que é a verdadeira exposição da Palavra de Deus;

2) Administre os sacramentos conforme a instituição de Cristo;

3) Dedique-se ao trabalho dos departamentos da congregação;

4) Exerça a cura de almas às famílias, aos enfermos, fracos, desconsolados e desviados;

5) Leve uma vida verdadeiramente cristã e exemplar, constituindo um bom exemplo para toda a comunidade (Tito 1.6-9; 1 Timóteo 3.2-7);

6) Enfim, faça a obra de um verdadeiro evangelista e cura de almas aos que lhe são confiados, bem como a de missionário entre os que ainda não conhecem a verdade (2 Timóteo 4.2-5).

A Congregação, por sua vez, se compromete a:

1) Reconhecer o pastor chamado como seu pastor e cura de almas e dar-lhe a honra que lhe é devida (1 Timóteo 3.1; 5.17);

2) Fazer-se instruir e admoestar na Palavra de Deus, sujeitando-se à mesma em todas as coisas, de boa mente (1 Timóteo 5.1-2; Hebreus 13.17);

3) Sustentar a ele e sua família de acordo com a Palavra de Deus em Lucas 10.7; 1 Coríntios 9.14; 1 Timóteo 5.17-18.

            Suplicamos ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, pelo seu Santo Espírito, opere no pastor eleito a firme convicção de que seu chamado lhe vem de Deus, e o conduza sob sua bênção até nós e abençoe a obra de suas mãos entre nós, para a glória de seu Santo Nome e para o crescimento glorioso de seu reino.
Local, Data
_________________________
Presidente (Assinatura)

_________________________
Secretário(a)   (Assinatura)

_________________________
Tesoureiro(a) (Assinatura)

_________________________
Conselheiro Distrital (Assinatura) [ou outro pastor]

     Mais informações sobre procedimentos de chamado, veja no Estatuto e Regimento da IELB.

Se quer mensagens semanais com base nos textos sugeridos para a semana, olhem em www.pastorjarbas.blogspot.com.


Para mensagens cristãs diárias, acesse o tiktok ou youtube abaixo.
@pastorjarbas


Como é a prática na sua congregação e distrito? Você percebeu que algo aqui não está correto, informe para que seja corrigido? Você conhece algum texto bíblico para falar das práticas aqui citadas, fale também. Pode usar o formulário de contato aí à direita no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário